Como ingressar na carreira militar?

Você sabia que as opções de carreira militar variam de acordo com a instituição escolhida (Aeronáutica, Exército ou Marinha)? Se você não vê a hora de calçar seu coturno militar e ingressar nas Forças Armadas, leia o resto do texto e tire todas as suas dúvidas!

Exército

Existem várias formas para ingressar no Exército: uma delas é pelo serviço militar obrigatório, em que o jovem ingressa com 18 anos e pode ficar até sete anos na instituição. Também é possível começar como oficial e sargento de carreira ou como temporários. O de carreira precisa fazer concurso público, já o temporário participa de um processo seletivo. Também é preciso ter altura mínima de 1,60 m para homens e 1,55 m para mulheres, e ser brasileiro nato ou naturalizado. A idade varia conforme o curso.

Marinha

Para que um indivíduo possa ingressar na Marinha, é preciso se alistar para o Exército ou ainda entrar para uma escola militar. Caso o candidato já tenha carreira militar, ele poderá ingressar para a Marinha de forma mais fácil. Agora, se você não possui carreira militar, será necessário prestar concurso público, que é aberto para qualquer pessoa de qualquer sexo.

Aeronáutica

O candidato que já possui carreira militar, precisa realizar uma prova interna, e caso seja aprovado, poderá iniciar a sua carreira na Força Aérea como soldado. Somente depois de ingressar na FAB que o militar poderá prestar novos exames para assim chegar à graduação de cabo da Força Aérea Brasileira. Dessa forma, ele pode permanecer por um período de até oito anos na FAB.

Agora, se o indivíduo fez o Alistamento Militar, mas não foi convocado, ele ainda pode tentar carreira na FAB através do concurso público. Além disso, essa é a única forma de mulheres também ingressarem na Força Aérea Brasileira.

Agora que você já sabe como ingressar na carreira militar, conta para a gente nos comentários: qual você pretende escolher?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *